7.3.10

A Fada dos Dentes



A lenda da fada dos dentes diz que, quando cai um dente de leite á criança, deve ser colocado debaixo da almofada. Durante a noite a “fada dos dentes” leva-o e, em troca, deixa uma moeda.
Pensa-se que esta crença têm, provavelmente uma origem europeia. Durante a idade média, acreditava-se que os dentes de leite continham a alma das crianças a que pertenciam. Assim, e para que, ao caírem, não caíssem nas mãos das Bruxas, que os poderiam usar em feitiços, deveriam ser guardados ou queimados. O dever dos pais era guardar os dentes para que, de modo algum, viessem a cair em mãos alheias. Para prevenir a perda do dente de leite por parte da criança, contava-se a história da “fada dos dentes”. Deste modo, as crianças guardavam os seus dentes de leite debaixo da almofada, para que a fada os levasse e, em troca, deixava uma moeda. É assim que a lenda da fada têm sido contada e, de pais para filhos, perdurado até aos dias de hoje.

A tradição de trocar os dentes por dinheiro já existiria no tempo dos Vikings. Este povo acreditava que, possuir uma parte do corpo de uma criança, atraia o poder e a sorte durante uma batalha. Assim estavam acostumados a comprar os dentes das crianças que caíam e usavam-nos como amuletos, muitas vezes transformavam-nos em colares.

Há algumas culturas em que a fada dos dentes é um animal, um duende ou até um anjo.
Na nossa vizinha Espanha, a Fada dos dentes dá lugar a um rato – O Rato Pérez. Em 1824 um sacerdote jesuíta chamado de Luís Colomo, conselheiro da casa real espanhola e também autor de contos, escreve uma pequena história para o pequeno príncipe Afonso XIII, a pedido do Rei Afonso XII e da Rainha Maria Cristina. O objectivo era explicar e desdramatizar a perda dos dentes de leite, fase pela qual o pequeno príncipe estaria a passar. O protagonista do conto era um rei menino chamado Buby (assim chamava ao seu menino a rainha Maria Cristina) e um ratinho chamado Pérez.
O Ratinho vivia com a sua família no sótão de uma pastelaria muito conhecida no Séc. XIX em Madrid. Ao perder o primeiro dente de leite, o reizinho Buby deixou-o debaixo do travesseiro, por conselho de sua mãe, para que o ratinho o viesse recolher. Na tentativa de conhecer a ratinho, o menino tentou permanecer acordado mas, com o passar das horas o sono foi vencendo a curiosidade e o reizinho adormeceu com a cabeça por cima do seu tesouro. De repente acordou com um suave roçar nos seus cabelos. Era o Rato Perez. O reizinho pediu ao rato para o acompanhar na sua viagem e, o rato, aceitou. Ao tocar com o seu rabo no menino, transformou-o num rato e, juntos, viajaram para fora do castelo.
Conta a história que nesta jornada o reizinho conheceu outros meninos que viviam outras realidades e aprendeu valores como a Coragem e generosidade. Quando regressou ao palácio voltou a transformar-se num pequeno príncipe.
O padre Colomo quis ensinar ao pequeno Afonso que todos os homens são irmãos, ricos ou pobres.
Este conto faz parte do património espanhol e está guardado numa câmara segura na Real Biblioteca do Palácio de Madrid. Embora não se publique este conto desde 1947 em Espanha, o curioso é que este conto é reeditado todos os anos no Japão.

A tradição do Rato Pérez é também contado em países como: Nova Guiné, Ucrânia, Moldávia, Colômbia, Uruguai e Argentina.
No caso Particular da França, também existe o Rato mas tem o nome de - La petit Souris -

Há no entanto outros países que não usam como colector de dentes nem a fada nem o rato. Em Itália existe um duende – O Topino.
Na Catalunha acreditavam que eram os Anjos que recolhiam os dentes das crianças e que, em troca, deixam coisas agradáveis.

Seja uma Fada, um Duende, um Ratinho ou um Anjo, todos eles têm o mesmo objectivo:
1) distrair a atenção da criança do desconforto da perda de um dente;
2) Tentar explicar a troca dos dentes como um acto misterioso, de Magia…;
3) Compensar a perda de uma parte da criança para minimizar o trauma.

5 comentários:

  1. De referir que no nosso Alentejo, acreditava-se que para que os dentes de leite não caíssem nas mãos das bruxas, os meninos deveriam atirar os dentes de leite para os telhados das casas ou enterrá-los no chão! Assim, se fossem descobertos, ninguém saberia quem era o seu dono e, como tal, não se poderia apoderar da alma!....

    ResponderEliminar
  2. Finalmente.... a origem da Lenda!
    Já há muito tempo que procurava descobrir a razão para se contar a história ás crianças!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. A CC mais uma vez dedicada aos meninos e meninas deste Portugal ! Que orgulho fazer parte deste projecto tao bonito !

    ResponderEliminar
  4. O Trincas tambem tera muito que contar aos traquinas !!!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado,pela informação.Vai ser muito util,pois a minha filha vai adorar.Pois vai começar a perda dos dentes.
    Realmente é muito util e adorável este projecto.
    è tempo de sorrir.....

    ResponderEliminar