26.6.10

CRIAÇÃO DE DENTES NATURAIS ATRAVÉS DE CÉLULAS EMBRIONÁRIAS DO RATO



Cientistas conseguem, pela primeira vez, dentes naturais a partir de células do tronco. Estas células foram cultivadas, em laboratório, durante 5 dias. Após este período, formou-se um pequeno dente que foi implantado na arcada dentária de um rato a quem tinha sido removido um dente. Conforme foi publicado no "Proceedings of the National Academy of Sciences", cinco semanas depois, a cúspide do novo dente já rompia a gengiva. Após sete semanas este novo dente já se encontrava completamente formado. Os cientistas, após repetirem a experiência algumas vezes, provaram que este novo dente construído pela bioengenharia é completamente funcional. Estes dentes são bastante semelhantes aos dentes naturais, são sensíveis á dor e mastigam alimentos com toda resistência e naturalidade.
As células usadas foram retiradas de embriões de ratos,mas os cientistas acreditam que também será possível criar este tipo de dentes através de outros tipos de células. Neste momento a pesquisa já se alargou e os cientistas procuram células da pele ou da polpa dentária humana. Além da procura do "tipo de Células ideais" os cientistas também ainda procuram controlar o tamanho dos dentes biologicamente criados, pois este dentes são, por normas, mais pequenos que a norma.
Os cientistas afirmam ainda que,o apuramento e controlo da técnica, de modo a puder ser usada em seres humanos, deverá demorar, aproximadamente, 15 anos.
CENTRAL CARE - é tempo de sorrir!

3 comentários:

  1. Vamos passar de Médicos Dentistas a Agricultores... Eh! Eh! Eh!..... Uma excelente ideia!!!!

    ResponderEliminar
  2. A Equipa Central Care tenta sempre, manter os seus seguidores, o mais actualizados possível!
    CENTRAL CARE - é tempo de sorrir!

    ResponderEliminar