3.7.10

OS INSTRUMENTOS DENTÁRIOS AO LONGO DOS SÉCULOS

Desde a mais remota Antiguidade se considerou a extracção dentária como uma prática necessária no alívio da dor na ineficácia de outros métodos. Reconhecia-se que a extracção dentária não afectava o funcionamento sistémico. Os riscos da extracção dentária conhecidos eram a lesão maxilar, a infecção, a hemorragia e não raras vezes a morte. A maioria dos profissionais optava por tentar um tratamento medicamentoso local ou no canal auditivo externo para mitigar a dor ou um tratamento medicamentoso determinante da queda espontânea do dente. A ineficácia destes métodos conduzia à utilização de instrumentos de extracção dentária. Ao longo da história produziram-se diferentes instrumentos com o objectivo de extracção dentária e de forma a causarem menos dôr para o doente: os pelicanos, os elevadores e as alavancas, as chaves, os parafusos e o forceps dentário.

O PELICANO - O "pelicano" foi denominado e descrito por Giovanni d'Arcoli (1450 - 1524). Tal instrumento não correspondia de forma adequada, e enormes eram os perigos da exodôncia. Ambroise Paré (1510 - 1590) afirmou que: "verdadeiramente é preciso ser muito hábil no emprego destes pelicanos, porque se não se sabe bem ajeitar-se, fácil é errar chegando a puxar para fora da boca três dentes de uma vez, deixando no lugar o cariado do doente".
O "pelicano" foi o primeiro boticão (alicate)que por quatro séculos, isto é, até 1800 dominou as extrações dentárias. O "pelicano" foi substituído pelos boticões modernos, no século XX.

A CHAVE - Instrumento de extração dentária, provavelmente fabricado por um ferreiro da Nova Inglaterra – Século XVIII .
A Chave aparece descrita pela primeira vez no trabalho de Alexander Monro "Medical Essays and Observations" (1742). Parece contudo, que a sua utilização, data de cerca de 1730. A primeira ilustração francesa de uma chave dentária surge nos trabalhos de Bourdet (1757). Como o indica a designação deste instrumento, nos primeiros tempos da sua manufactura, assemelhava-se a uma chave doméstica com a extremidade proximal em anel. Progressivamente o cabo adquiriu a forma em T. Na extremidade distal existia uma estrutura metálica em forma de gancho. Esta parte adaptava-se ao dente e por uma rotação, que se imprimia ao instrumento, fazia deslizar o mesmo.
O modelo mais conhecido e vulgarizado foi o de Garengeot (c. 1770).
A chave dentária teve larga aceitação e, visava a extracção das raízes de incisivos e caninos. Parece datar de 1803 a primeira referência a este instrumento com Serre e Laforgue. Fazia parte integrante de instrumentos compostos.

ALICATE DENTÁRIO
O Alicate (Boticão) usado no Séc XVII para extracção de dentes molares. Este alicate tinha um mecanismo de bloqueio que, não permitia o seu fecho, mais do que era devido/necessário para aprisionar o dente. Só assim se conseguia evitar que o dente partisse todo, ao ser agarrado por este instrumento. O Alicate,ainda hoje é usado pelos médicos dentistas, embora um pouco diferente do aqui apresentado.
Neste tempos, não existiam só instrumentos que promoviam a extracção de dentes.
Os Médicos dentistas, farmacêutico, e demais especialidades que tinham como objectivo, aliviar as "maleitas" da população, muniam-se de xaropes, elíxires e até pastilhas á base de cocaína.
CENTRAL CARE - é tempo de sorrir !





1 comentário:

  1. Por acaso a CC esta dotada dos mais modernos instrumentos e Profissionais !!!

    ResponderEliminar