7.7.10

E SE ESCOVAR OS DENTES FOSSE SÓ MAIS UM JOGO PARA O SEU FILHO?

Desde sempre, pais, educadores e profissionais de saúde oral enfrentam alguns problemas quando tentam incentivar as crianças à higiene oral. Segundo uma reportagem publicada no site da revista Americana "New Scientist", os problemas mais comuns encontrados, na tentativa de ensino das técnicas para higiene oral, são dois:
1) maior parte das crianças não demonstra qualquer tipo de vontade e entusiasmo no desempenho de tal tarefa;
2) Os que escovam, fazem-no mal! A escovagem é realizada de maneira incorrecta e descuidada (uma criança de 5 anos só escova, em média, um quarto da superfície dentária).

No intuíto de tornar a hora da escovagem dos dentes num jogo engraçado e, assim, estimular a higiene oral neste grupo de crianças, um grupo de pesquizadores da Coreia do Sul, criou um plano muito simples:
transformaram uma escova dentária num transmissor de informações (tipo um controle remoto de um qualquer jogo electrónico moderno, tipo a Nintendo Wii.).
Este sistema, acopulado á escova de dentes comum, capta o movimento, que a criança faz quando realiza a sua higiene oral, e tranfere-os para o computador.
A captação destes movimentos é feira à custa de um sistema de LED's. A escova também está apetrechada com sensores capazes de medir a velocidade e a direcção da escovagem.
A Imagem que aparece no pequeno ecrã do computador é uma simulação da boca da criança. Em cima dos dentes aparecem uns pequenos "mosntrinhos" que simulam as bactérias e demais detritos existentes. Á medida que a criança vai escovando, estes mosntros vão desaparecendo, estimulando e guiando a criança para a realização de uma escovagem correcta (inclinação da escova, velocidade e força administrada pela mão) e nas zonas ideias. O Jogo identifica, aproximadamente, 24 áreas de escovagem e consegue detectar se a criança encosta a escova contra as superficies dos dentes ou não.
Segundo o cientista Sul Coreano, Chu, os testes iniciais realizados em 13 crianças coreanas em idade pré-escolar, mostram que: as que utilizaram o jogo na hora da escovarem dos dentes, conseguiram higienizar duas vezes mais áreas do que as que o fizeram pelo método tradicional.

Porque Acreditamos que Sensibilizar é Prevenir.

CENTRAL CARE - é tempo de sorrir!


.

4 comentários:

  1. Mais uma vez.... CENTRAL CARE... Sempre em cima das última novidades!
    A Equipa está de PARABENS!

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem !!
    A pequenada fica contente e o nosso Trincas tambem .

    ResponderEliminar
  3. Que tal nestas ferias por a garotada a jogar !

    E sempre bom lembrar !!!

    ResponderEliminar