10.2.10

O Mau hálito

Esta condição anormal do hálito possui múltiplas causas. Entre estas estão as variações fisiológicas e adaptativas do individuo, a hora do dia, os hábitos alimentares, a higiene oral, o uso de próteses, doenças pulmunares, esófago e nas vias aéreas e digestivas superiores (cáries, abcessos, periodontite, entre outras), doenças sistémicas (como por exemplo a Diabetes) e doenças psiquiátricas. O mau hálito pode mesmo não ter nenhuma causa aparente.
O odor desagradável que às vezes podemos sentir, ao acordar, deve-se a uma bactéria que se esconde nos locais da boca sem oxigénio. As glândulas salivares restringem ao mínimo a produção de saliva durante as horas em que estamos a dormir. A boca fica desidratada, e as bactérias multiplicam-se, o que faz com que o nosso hálito tenha cheiro.

A escovagem e o uso do fio dentário e/ou escovilhão dentários, por si só, podem não eliminar o mau hálito. O uso da escova, fio e escovilhão dentário com regularidade elimina os excessos de bactérias que permanecem na boca e produzem o mau hálito.

A acumulação de bactérias no fundo da lingua também poderá estar na origem ou agravar o problema da Halitose!
60% da polpulação mundial tem, ou já teve mau hálito.

2 comentários:

  1. Nao fosse a Boa Saude Oral sinonimo da melhor qualidade de vida .

    ResponderEliminar
  2. Há que fazer passar esta mensagem, vem aí o Dia dos Namorados, depois não se queixem...

    ResponderEliminar